Segurança nas transações de empréstimos é fundamental para os empresários
Dados do Banco Central apontam que houve crescimento de fraudes durante o período da pandemia. Especialista alerta para a necessidade de segurança dos dados durante as operações de crédito, como prevê a nova LGPD, e lembra os casos de golpistas de falsas empresas que exigiam a compra do certificado digital, com a respectiva senha do empresário
Número de reclamações sobre a segurança ao realizar empréstimos, especialmente quando se fala de consignado, teve um aumento expressivo durante a pandemia. Segundo dados do Banco Central (BC), do total de 26.700 registros contra bancos e financeiras, 6.798 são referentes à oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada. Para realizar fraudes, falsas instituições têm exigido a compra do certificado digital com a respectiva senha do empresário, o que não é uma prática comum.
Outro levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), mostrou que, em 2020, as ocorrências envolvendo o crédito consignado também ficaram em primeiro lugar. O Idec alertou para a falta de segurança com os dados dos consumidores, que têm suas informações compartilhadas sem consentimento prévio, e, assim, se tornam vulneráveis a fraudes.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é respeitada nos mínimos detalhes nas operações do Kalea. “Os donos dos dados vão dar limites de utilização para aquelas informações e, em contrapartida da concessão desses dados, ele ganhará um universo de novas possibilidades”, comentou Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO do Kalea.
Fonte da matéria: Mundo do marketing
Leia na íntegra: https://www.mundodomarketing.com.br/noticias-corporativas/conteudo/273564/seguranca-nas-transacoes-de-emprestimos-e-fundamental-para-os-empresarios